Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Categorias desse post:
Informações
Autocertificação por autodeclaração, na visão do consumidor, é confiável?
01 Jul 2020
Autorregular-se, ser fiscal de si mesmo e das próprias ações. Será que todos os estabelecimentos do segmento de food service são capazes de cumprir as exigências sanitárias e se autocertificar? Isso realmente é confiável e passa a credibilidade necessária para o consumidor?
Todas as empresas do segmento de alimentos e bebidas devem cumprir as normas obrigatórias e rigorosas para o processo de fabricação, manipulação e comercialização de alimentos, visando à segurança dos consumidores. Toda essa cobrança estará ainda mais evidente por parte dos clientes agora no processo de retomada da rotina e enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Parece simples estar em conformidade com as normas vigentes e reabrir, mas não é!
Com todas as mudanças na rotina e a necessidade de voltar o quanto antes a gerar receita, parece um caminho mais fácil fazer por conta própria a declaração de cumprimento das normas e receber certificações gratuitas de que ali é um ambiente seguro e livre de contaminações. Entretanto, essas certificações precisam ser fiscalizadas, e não partir de uma simples autoanálise, que gera uma falsa sensação de segurança e, principalmente, não concede a transparência necessária à clientela e treinamento efetivo dos colaboradores, podendo, inclusive, gerar demandas judiciais e fiscalizatórias onerosas.
Atualmente, existem ferramentas e guias que auxiliam na autogestão e autoavaliação dos serviços de cozinha, mas isso não substitui a necessidade de um selo externo que audite e chancele a qualidade e a segurança do estabelecimento. Protocolos de certificação externos foram elaborados para facilitar a vida do empresário e dar mais segurança e controle aos processos. Tais certificações conferem credibilidade e dão garantias a clientes e parceiros de que, de fato, o serviço foi auditado criteriosamente, recebeu a consultoria de uma instituição séria e especializada e realizou treinamentos e adequações necessárias para estar em conformidade com as leis sanitárias.
Você, empresário, tem condições e tempo para treinar sozinho seus funcionários, de forma apropriada, e implantar todas as mudanças exigidas pela lei para a reabertura? Vale a reflexão: apenas a autocertificação dará a confiança e a credibilidade de que você precisa para atrair clientes novamente?
Eu estou à frente da Nutri Control, uma empresa que está há mais de dez anos no segmento de consultoria e auditoria nutricional, e posso ajudar seu negócio a reabrir com segurança e reconquistar seus clientes. Vamos conversar sobre certificação? Saiba mais em www.nutricontrol.com.br/selo-covid19
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Cadastre-se aqui e receba nossas atualizações por e-mail.
Por favor, informe um e-mail válido
Cadastrar
voltar para o blog
Acreditamos que você também poderar gostar de:
TENDÊNCIAS E ALTERNATIVAS PARA RESTAURANTES COM SERVIÇO DE BUFÊ REABRIREM COM SEGURANÇA
Os bufês e restaurantes a quilo representam em torno de 60% dos pequenos restaurantes do país
OS DESAFIOS DA HOTELARIA NA RETOMADA
Crise financeira, novas regras de funcionamento e comportamento antissocial têm sido obstáculos recentes do segmento
ENTRE EM CONTATO
Conheça mais a nutri control e saiba o que podemos fazer por sua empresa! Preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha, 50/Sala 1906 – Centro – RJ CEP: 20020-906
Envie-nos uma mensagem
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar Campos
Enviar