Um prejuízo acumulado de cerca de R$ 700 milhões para a hotelaria do Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, essa é a estimativa do impacto financeiro da pandemia para sobre os hotéis cariocas. Mas, além da crise econômica, esses estabelecimentos enfrentam novas regras sanitárias exigentes para a reabertura. A pesquisa do sindicato aponta que 66 estabelecimentos de hospedagem na cidade estão com as atividades temporariamente suspensas e a maioria não trabalha com uma data de retomada.
Se não bastasse tudo isso, os hotéis que reabriram com segurança e responsabilidade ainda precisam enfrentar outro desafio: lidar com o desrespeito e o comportamento antissocial de alguns diante da nova realidade do turismo. Há aqueles clientes que cumprem as regras, mas há outros que se sentem à margem daquilo estabelecido por lei como seguro e preventivo.
Mas como driblar esses entraves?
Apesar de a pandemia ser um episódio inédito no mundo, com minha experiência, só posso acreditar no trinômio
treinamento-comunicação-orientação. Isso sempre funciona!
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Treinar os funcionários da linha de atendimento serve para adequar o local às novas regras de segurança alimentar e de ambiente, diminuir custos com desperdício e contornar situações delicadas com os hóspedes.
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A comunicação clara e objetiva no hotel alinha processos, esclarece clientes e deixa bem exposto o que está sendo feito e quais as novas regras para todos. A transparência é fundamental nessa hora, tanto para reconquistar os hóspedes quanto para estabelecer as diretrizes do “novo normal”.
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Por último, sempre cito a orientação. Contar com um direcionamento específico, como de uma consultoria especializada, é fundamental para tornar o dia a dia mais fácil para os gestores da rede hoteleira.
E você, percebeu algum outro desafio para o segmento de hotéis no Brasil? Qual a sua aposta para lidar com os percalços?