Empreender no segmento de alimentos e bebidas tem sido uma alternativa para muitas pessoas que perderam a renda durante a pandemia ou desejam ter um faturamento extra.
Segundo o Sebrae, entre os Microempreendedores Individuais (MEI) que mais cresceram no primeiro semestre de 2021, quem liderou foi o comércio varejista de bebidas, com aumento de 84,24%, e, em quinto lugar, a fabricação de produtos de padaria e confeitaria, com predominância de produção própria, com um crescimento de 50,81% de empreendedores do ramo.
O mercado está aquecido para esses MEIs e há expectativa de crescimento nos ganhos agora com a Páscoa e o Dia das Mães, mas pontos de atenção que devem acompanhar o aumento da produção e dos lucros são a procedência e a segurança dos produtos e alimentos oferecidos.
Independentemente de ser um grande ou microempreendedor de alimentos e bebidas, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula o setor e estabelece critérios para que esses estabelecimentos estejam aptos a funcionar.
Para MEIs, parte do processo para obter documentos e licença da Vigilância Sanitária é descomplicado, contudo, existem algumas boas práticas que devem ser sempre levadas em consideração e são exigências mínimas da Anvisa. Entre elas:
- manter o ambiente, os equipamentos, os utensílios e os aventais sempre limpos;
- guardar alimentos crus e cozidos em locais e recipientes separados;
- controlar a temperatura de manutenção dos alimentos perecíveis, evitando deixá-los por mais de 30 minutos em temperatura ambiente;
- usar água potável de fonte segura – prefira água filtrada ou mineral de boa procedência;
- cozinhar bem os alimentos; algumas carnes como frango e porco devem estar completamente cozidas para o consumo seguro;
- lavar bem as mãos e usar equipamentos de segurança e higiene, como luvas, toucas e aventais;
- evitar que animais domésticos entrem na cozinha ou no local de trabalho;
- assegurar-se de eliminar todas as pragas, como insetos e ratos.
Mas como garantir essas e outras boas práticas?
É simples, você pode ter acesso a uma consultoria especializada como a Nutri Control, que possui serviços adequados a todos os tipos e tamanhos de fornecedores de alimentos e bebidas.
Você é microempreendedor e precisa regularizar sua empresa? Vamos conversar, eu posso ajudar.
Karla Rodrigues
Diretora Executiva da Nutri Control