Experiência. Ouço muito essa palavra dita por líderes e gestores e tenho certeza de que isso faz diferença no crescimento das empresas no meio em que elas atuam. A preocupação com a experiência do cliente é um fato em todos os segmentos e ficará ainda mais evidente no pós-pandemia, já que a realidade de consumo de produtos e serviços mudou e o novo cenário mundial deixou a clientela ainda mais exigente e com novos hábitos.
Mas o que essa palavra tão preciosa tem significado nos últimos tempos? Estar atento a isso quer dizer que você e sua empresa preocupam-se com as necessidades reais de seu cliente ou consumidor e que vocês cuidam de todos os pontos de contato e interação dele com seu produto e serviço, focando em fornecer a melhor e a mais segura experiência.
No segmento hoteleiro e de food service, por exemplo, um fator que pode acabar com a experiência positiva de seu cliente é a negligência com a segurança dos alimentos e do ambiente.
Pense comigo: um hotel com requinte e conforto, instalações impecáveis, funcionários qualificados e um atendimento acolhedor. Quem não quer viver uma experiência dessas? Certamente todos os pontos positivos seriam esquecidos se a segurança alimentar falhasse e o hóspede flagrasse algo de errado com a comida oferecida ou, pior, tivesse uma intoxicação alimentar. Ou, então, se o cliente chegasse a um restaurante que não tem higiene adequada, não cumpre as normas sanitárias, onde os funcionários atendem o público sem máscara ou equipamento de proteção individual ou as mesas não são higienizadas corretamente, entre outras situações. Nenhuma percepção satisfatória resiste a isso…
A boa experiência agora e no pós-pandemia exige atendimento excelente, bem como a segurança dos clientes, que estão mais criteriosos e atentos a esses quesitos. Um ambiente seguro envolve implementar processos de higiene – no preparo, no armazenamento e na organização correta dos itens –; treinar funcionários; adequar o ambiente e o fluxo da cozinha conforme as novas normas sanitárias e, sobretudo, oferecer saúde à mesa.
Restaurantes, bares, hotéis, pousadas, escolas, hospitais e qualquer outro ambiente devem ter em mente que manter as boas práticas de higiene em segurança é fundamental para proporcionar uma experiência única ao cliente.