Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Categorias desse post:
Informações
As perspectivas da segurança dos alimentos e dos estabelecimentos de food service no Brasil
09 Abr 2021
Quando falamos em segurança alimentar não estamos fazendo alusão ao alimento seguro, livre de contaminação, e aos seus aspectos sanitários. Esse conceito é muito amplo e refere-se também à garantia da alimentação para a população, que ocorre quando o acesso à comida e a sua disponibilidade estão assegurados. A crise econômica agravada pela pandemia em 2020, e que se demonstrou ainda mais severa este ano, escancarou as desigualdades sociais a tal ponto que a alta de preços dos alimentos conduziu o Brasil de volta ao Mapa da Fome.
O agravamento da insegurança alimentar no país tem alguns pontos determinantes, como a inflação dos itens da cesta básica (além de outros produtos) puxados pela alta do dólar, o fim do Auxílio Emergencial, o desemprego e outros fatores socioeconômicos.
Em entrevista ao jornal Estadão, Daniel Balaban, chefe do Escritório Brasileiro do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas, afirmou que vê com preocupação o cenário de insegurança alimentar no Brasil e disse que “estamos caminhando a passos largos para voltar” ao Mapa da Fome, situação da qual o país havia se livrado desde 2014.
Políticas públicas devem auxiliar a população em casos críticos como o que estamos vivendo agora. Mas o que nós podemos fazer como cidadãos?
Com atitudes simples podemos contribuir um pouco para modificar esse cenário, por meio do consumo consciente, do incentivo aos pequenos produtores – comprar de agricultores locais –, da eliminação do desperdício e, ainda, da prática da solidariedade, por meio de doações.
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Cadastre-se aqui e receba nossas atualizações por e-mail.
Por favor, informe um e-mail válido
Cadastrar
voltar para o blog
Acreditamos que você também poderar gostar de:
CASOS DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR AUMENTAM NO VERÃO. SAIBA COMO EVITAR.
As altas temperaturas de verão e a umidade acabam trazendo complicações para a conservação dos alimentos e favorecem a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
TENDÊNCIAS E ALTERNATIVAS PARA RESTAURANTES COM SERVIÇO DE BUFÊ REABRIREM COM SEGURANÇA
Os bufês e restaurantes a quilo representam em torno de 60% dos pequenos restaurantes do país
OS DESAFIOS DA HOTELARIA NA RETOMADA
Crise financeira, novas regras de funcionamento e comportamento antissocial têm sido obstáculos recentes do segmento
ENTRE EM CONTATO
Conheça mais a nutri control e saiba o que podemos fazer por sua empresa! Preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.
NOSSA MATRIZ
Avenida Nilo Peçanha, 50/Sala 1906 – Centro – RJ CEP: 20020-906
Envie-nos uma mensagem
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar Campos
Enviar